Sergio Moro, o amigo de Lula

Somente Sergio Moro para transformar o Jornal Nacional em palanque do Lula.

Lula no JN

Parece haver pouca ou nenhuma dúvida de que a condução sob vara do ex-presidente Lula foi um erro do juiz Moro.

Uma desnecessária demonstração de força, uma irresponsabilidade dada a possibilidade de gerar tumultos, uma tentativa de gerar comoção social. Não houve quem a defendesse.

As consequências eram óbvias, transformar automaticamente Lula em vítima e dar consistência à alegação de que a Lava Jato se transformou em uma operação não-republicana que visa tão somente prender Lula. Perseguição política.

E isso não é pouco no imaginário popular.

Foi um erro de Moro.

Colocou a militância petista na rua com uma causa nobre a defender e tornou desde já qualquer futura ação que tome contra Lula em um anti-clímax.

Moro é vaidoso e petulante. Após a saída do José Cardozo do Ministério da Justiça, atribuída a Lula e do questionamento de sua competência junto ao STF para investigar o ex-presidente, Moro quis mostrar quem está no comando – ele.

Isso? Se, então.

Tudo que conseguiu foi desrespeitar a Ministra Rosa Weber.

Ocioso, quem neste país não sabe que Moro manda mais que Weber? Coloca-lhe inclusive palavras na boca, nos autos e na biografia:

“Não tenho prova cabal contra Dirceu – mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite”.

Quanto a Lula, Moro mostrou-se um ingênuo.

Quando assisti o Jornal Nacional abrir longos minutos para Lula apresentar sua defesa indignada, pensei: só Moro para transformar o Jornal Nacional em palanque do Lula.

Moro conseguiu mais do que isso. Matou uma das melhores pautas que a imprensa de oposição tinha em mãos. A “delação premiada” do Delcídio.

Quem ainda se lembra da bombástica IstoÉ do longínquo anteontem?

“Revelações do senador à força-tarefa da Lava Jato, obtidas por ISTOÉ, complicam de vez a situação da presidente Dilma e comprometem Lula”.

Não que houvesse consistência nas declarações de Delcídio, nem consistência nem credibilidade. Mas, tampouco, consistência e credibilidade, têm sido atributos valorizados pela mídia de oposição quando dos ataques aos governos petistas.

E novamente, na esteira do affair “Moro prendeu o Lula”, longos minutos no Jornal Nacional para Dilma apresentar sua versão dos fatos.

Era uma grande pauta que vai custar muito esforço levantá-la novamente.

E assim, graças a Moro, a semana que tinha tudo para ser o início do “fim do projeto do PT” termina com coxinhas aplaudindo a Lava Jato. Nenhuma novidade,  foi o desagravo possível ao Jornal Nacional providenciar a Moro.

Que não haja dúvida, em São Bernardo, na sacada de um apartamento, um senhor baixinho e barbudo, ex-sindicalista também o aplaudiu.

Lula em SBC

 

PS: esta Oficina apoia o Movimento Golpe Nunca Mais.

golpe nunca mais1

Anúncios

3 comentários

  1. Sérgio, que o pouco de discernimento que ainda resta ao país seja tocado pelas palavras de seu Líder e que compreendam o que querem nos arrancar a fórceps. Obrigada por me representar tão bem. Aqui, ali, acolá, viu.
    Abraço compnheiro

  2. De um dia triste e que se prenunciava tenebroso descortinou-se um emocionante renascer. Foi bonito ver a afirmação da dignidade e da verdade mostrando-se livre, desperta e vivaz. Deu-me esperança. Estancou o sombrio sentimento de que tudo havia se perdido por obra dos que aviltam e oprimem. Para coroar, prenunciando dias mais esperançosos, a tua palavra. Sempre firme, sem destempero. Há ainda, infelizmente, um longo caminho de perdas, danos e desastre à frente como prognostica esta LJ. Destruição deixada também na estrada já percorrida. Mas hoje respiro. O que é um avanço. Belo post Sergio. É sempre um prazer ler você. Bom fim de semana.

    PS: Quando te sobrar tempo, venha tomar um café. Mesmo que silente, será uma alegria te receber na minha casa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s