Eu não vim para explicar – o jornalismo Chacrinha da Folha de São Paulo

Dilma não tratou de dinheiro com Marcelo Odebrecht, mas sabia do caixa dois. Temer recebeu Marcelo Odebrecht em palácio para tratar de doações ao PMDB, mas não sabia de nada. A Folha de São Paulo e sua tentativa canhestra de inverter a lógica.

Chacrinha

Vejamos os questionamento feitos pelo ministro Herman Benjamin, relator do processo que julga a cassação da chapa Dilma-Temer, a Marcelo Odebrecht, em seu depoimento ao TSE. Segundo os vazamentos terceirizados para Folha de São Paulo de 24 de março de 2017.

Dilma não sabia, mas sabia.

O ministro questiona Marcelo sobre se ele já havia conversado com Dilma sobre as dívidas com o PT.

Resposta de Marcelo Odebrecht:

“Não. Veja bem, Dilma sabia da dimensão da nossa doação, e sabia que nós éramos quem fazia grande parte dos pagamentos via caixa dois para o João Santana. Isso ela sabia”.

Um não é um não. E um “veja bem”, ora, todos nós sabemos o valor de um “veja bem”.

O ministro é mais incisivo: “O senhor chegou a conversar com ela?”.

Odebrecht: “Não cheguei, ela sabia pelo nosso amigo”.

Como nem o vazador da Folha e nem a Folha citam quem seria o “amigo”, deixam para que o leitor imagine que seja Lula. Jornalismo imaginativo é assim.

Diante dos dois “nãos” de Odebrecht, só cabe ao ministro chegar a única conclusão possível:

“A sua impressão está clara. O senhor acha que ela sabia”.

“Sim”, disse Marcelo.

E o “achismo” de Marcelo Odebrecht transforma-se em manchete na primeira página da Folha de São Paulo: “Dilma sabia de caixa dois na campanha” seguida de uma vírgula malandra e a ressalva “diz Marcelo Odebrecht”.

Temer sabe de nada, inocente

Em relação ao jantar no Palácio do Jaburu em que Temer pediu dinheiro a Marcelo Odebrecht, a Folha se esmera para transformar Temer em um idiota. As coisas acontecem na sua casa, mas ele não sabe de nada.

No jantar na residência oficial de Temer estavam presentes, além do então vice-presidente decorativo, Odebrecht, Cláudio Melo Filho, vice-presidente de Relações Institucionais da Odebrecht, e Eliseu Padilha. Padilha, como sabemos, é o dono da tropa de “mulas” que abastecia as contas de Temer- apud José Yunes.

Vejamos como Marcelo descreve os acontecimentos.

“Não me lembro em nenhum momento de o Temer ter falado dos dez milhões, ter solicitado um apoio específico. Obviamente que fica aquela conversa de que: ‘Olha, a gente espera a contribuição de vocês; a gente tem aí um grupo que a gente precisa apoiar”.

“Olha, a gente espera a contribuição de vocês”

Se isso não é pedir dinheiro, é o quê?  Só não acertou o valor.

“Teve um determinado momento, que eu me lembro bem, o Temer saiu da mesa, já no fim do jantar, e aí, eu, Cláudio e Padilha firmamos: ‘Oh, tá bom então. Vai ser doado dez, conforme você já acertou com o Cláudio, Padilha; desses dez, seis milhões vou direcionar para a campanha do Paulo, que ele me pediu, e vocês ficam com quatro para direcionar para os candidatos que vocês quiserem”.

Coisa de mafioso. Qualquer um que assistiu a um filme de gângster já viu essa cena. É como são protegidos os chefões – os capangas falam por eles e eles falam pela boca dos capangas. Assim, nos tribunais sempre poderão alegar:

“Nunca houve um pedido para mim, específico, do Temer”.

Entenda-se como que se quiser que significado tem o termo “especifico”.

A Folha entendeu assim: “Marcelo isentou Michel Temer da negociação de uma doação de R$ 10 milhões da Odebrecht para o PMDB”.

“Eu não vim para explicar, eu vim para confundir” era o lema de um ícone da contracultura da televisão brasileira dos anos 70 e 80 do século passado. Abelardo Barbosa – o Chacrinha. Como parte de seu show, Chacrinha costumava distribuir bacalhau e abacaxi ao seu público. “Vocês querem bacalhau?” era seu bordão.

Nota-se que, a partir do apoio da Folha de São Paulo ao Golpe de 2016, esse lema passou também a ser o novo manual da redação da Folha de São Paulo.

A Folha que aliás nem esperou a regulamentação da terceirização e já transferiu seus trabalhos de “jornalismo investigativo” para o site “O Antagonista”.

E assim, quem buscar informação na Folha vai receber bacalhau e abacaxi.

Anúncios

5 comentários

  1. ESTOU CANSADO DEMAIS, ENVERGONHADO DEMAIS!!!

    “E NÓS NOS F*DEMOS MAIS UMA VEZ…”
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2017/03/24/e-nos-nos-fdemos-mais-uma-vez/

    “…DO OUTRO LADO NÃO HÁ ADVERSÁRIOS, HÁ INIMIGOS. INIMIGOS DO BRASIL, INIMIGOS DO POVO BRASILEIRO, NOSSOS INIMIGOS, INIMIGOS DA NAÇÃO. E, PARECE SER ASSIM NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. NÃO SERÁ COM CRÔNICAS SEVERAS, POEMAS, MÚSICAS PODEROSAS OU ÁCIDOS TEXTOS QUE SE DERROTA INIMIGOS. INIMIGOS SÃO DERROTADOS DESDE QUE SE ESTEJA DISPOSTO A IR ÀS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS, COMO ENSINOU-ME MEU VELHO PAI….”

  2. ESTOU CANSADO DEMAIS, ENVERGONHADO DEMAIS!!!

    “E NÓS NOS F*DEMOS MAIS UMA VEZ…”
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2017/03/24/e-nos-nos-fdemos-mais-uma-vez/

    “…QUANTAS VEZES SE DESCOBRE QUE O INIMIGO ESTÁ BEM ALI AO SEU LADO, NAS TELAS DA TV, NA FOLHAS IMUNDAS DOS JORNAIS DIÁRIOS, NAS PÁGINAS DAS REVISTAS SEMANAIS QUE NÃO SE PRESTAM NEM PARA LIMPAR A BUNDA, NOS SONS QUE SAEM DAS RÁDIOS POR RADIALISTAS, JORNALISTAS EM GERAL CORROMPIDOS OU COVARDES QUE, IGUAL ÀQUELE VIZINHO, É TÃO POVO QUANTO VOCÊ, MAS QUE ACHA QUE JÁ ENTENDEU TUDO E QUE DEVE SER ALIADO AO PODER CONTRA O QUAL SE ACOVARDA. “JOAQUINS SILVÉRIOS DOS REIS” CONTEMPORÂNEOS QUE VENDEM A SUA ALMA PARA O CAPETA PARA FOMENTAR A VERDADEIRA DEMO-CRACIA. O PODER DO DEMO, O PODER DO CAPETA CAPITALISTA. E PELAS MESMAS MIGALHAS CUSPIDAS OU ESCARRADAS…..”

  3. É BOTAR PRA QUEBRAR…NÃO VEJO OUTRA SAÍDA!
    A QUADRILHA NÃO TEM MAIS MEDO DE NADA…
    A QUADRILHA TUDO PODE!

    “CÂMARA APROVA TERCEIRIZAÇÃO PARA TODAS AS ATIVIDADES. ENTENDA O QUE MUDA”
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2017/03/23/camara-aprova-terceirizacao-para-todas-as-atividades-entenda-o-que-muda/

    “DEPUTADOS RESSUSCITARAM PROJETO DE 1998, DE FHC, JÁ APROVADO PELO SENADO. TEXTO VAI A SANÇÃO DE TEMER E OS DIREITOS TRABALHISTAS, A CLT E A JUSTIÇA DO TRABALHO “VÃO PRO SACO”.”
    E NÓS NOS F*DEMOS MAIS UMA VEZ…

  4. É BOTAR PRA QUEBRAR…NÃO VEJO OUTRA SAÍDA!
    A QUADRILHA NÃO TEM MAIS MEDO DE NADA…
    A QUADRILHA TUDO PODE!

    “COMO FOI PLANEJADO E EXECUTADO O GOLPE DE ESTADO JÁ DEVIDAMENTE COMPROVADO”
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2017/03/23/como-foi-planejado-e-executado-o-golpe-de-estado-ja-devidamente-comprovado/

    “ASSIM ESTÃO A NOS MANIPULAR E A NOS DISTRAIR. ASSIM ESTÃO A NOS DESTRUIR… ESTÃO A NOS DESTRUIR.”
    E NÓS NOS F*DEMOS MAIS UMA VEZ…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s