Lulismo e antilulismo – as duas forças em disputa na pesquisa Datafolha

Aparentemente, o eleitorado fez uma separação entre petismo e lulismo. Desprezou o primeiro e abraçou o segundo.

As eleições de outubro 2016 para prefeito mostraram um cenário de terra arrasada para o PT. A pesquisa Datafolha de dezembro de 2016, com as intenções de voto para presidente, mostra que o lulismo ainda é a grande força política nacional.

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A pesquisa mostra também um cenário de polarização continuada, agora lulismo e antilulismo.

Basta notar que Lula mantém um percentual em torno de 25% das intenções de voto em qualquer cenário. Esse é o lulismo. Seus adversários mais próximos são do PSDB e Marina Silva. Esse é o antilulismo.

Marina Silva pode ser perfilada como associada ao antilulismo. Isso fica demonstrado quando se troca os candidatos do PSDB. Aécio é o melhor colocado entre os peessedebistas. Quando ele sai de cena, Marina herda seus votos.

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Agora, nada demonstra tão bem essa característica do eleitorado – lulismo versus antilulismo – quanto a introdução do nome de Sergio Moro. Moro toma votos de todos candidatos do PSDB e de Marina Silva e empata com ela no segundo posto.

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Uma péssima notícia para o PSDB, o antilulismo começa a se deslocar desse partido para outras figuras que melhor o representem. Em todos os cenários pesquisados pelo Datafolha para o primeiro turno, o PSDB está em terceiro lugar, fora do segundo turno das eleições. No cenário com José Serra como candidato, empata com Bolsonaro.

Outra informação relevante é a de que em todos os cenários, no primeiro turno e no segundo turno, Lula cresce e seus adversários caem, quando comparados com os resultados das pesquisas anteriores.

As curvas de Lula e de seus adversários, mesmo Marina Silva, são opostas. A curva de Lula é ascendente e a dos adversários descendente.

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Isso significa que Lula reverteu a situação de março de 2016 quando era dado como fora de combate pois, estando em terceiro lugar, a disputa ficaria entre Marina Silva e Aécio Neves.

Porém, Lula se aproximará mais ou mesmo passará Marina Silva na próxima pesquisa? Será necessário aguardar a próxima pesquisa, mas tendências não devem ser desprezadas.

A segunda força política identificada pela pesquisa Datafolha é o “branco/nulo e não sabe”, em empate técnico com Lula, soma regularmente 26% do eleitorado.

Em um ambiente polarizado, esse é o campo de batalha dos dois lados em disputa – lulismo e antilulismo.

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