O político e o demagogo – a pesquisa IBOPE para as eleições paulistanas

Haddad e Russomanno – em uma eleição municipal ainda com um alto grau de incerteza e contaminada por questões federais e estaduais, o político e o demagogo deverão se confrontar.IBOPE SP JUN16

Isso é o que se percebe dos resultados da pesquisa IBOPE e SETCESP – Sindicato das Empresas de Transporte de  Carga de SP e Região.

Russomanno é o cara e a incógnita

O candidato melhor colocado neste momento é Russomanno que se encontra empatado com o “Banco/Nulo e Não Sabe”, ambos com 26% de intenção de votos.

Os demais candidatos estão empatados na margem de erro da pesquisa. Marta Suplicy à frente com 10% das intenções, seguida de Erundina com 8% e Haddad com 7%.

Ibope1 jun16

João Doria Jr. e Andrea Matarazzo com 6% e 4%, respectivamente, não espanta, já que são virtualmente desconhecidos fora do circuito do Shopping Pátio Higienópolis.

Interessante é Marco Feliciano com índice de intenção de votos de 4% e um índice de rejeição de 31%. Feliciano e Russomanno têm grande exposição midiática e são ligados a igrejas evangélicas, mas com resultados opostos.

Ou seja, essa é uma eleição que será decidida pela campanha. E uma campanha que sem financiamento empresarial, dependerá por demais da militância. Ainda existe militância petista?

Quanto a Russomanno, a sua participação na eleição é uma incógnita, dados os seus problemas com a Justiça Eleitoral. Caso não participe, todo o quadro se altera. E a questão passa a ser quem herda seus votos.

Marta Suplicy é outra incógnita, já que não é mais a Marta do PT, mas sua única chance de se eleger é fazer acreditar aos eleitores que ainda é a Marta do PT. E, mesmo assim, já foi recusada pela população pelo menos outras duas vezes no mesmo papel.

Há mais uma incógnita. Em uma eleição com quinze candidatos, quantos realmente terão votos com a campanha em andamento? Nanico não ajuda em nada o quadro político, mas perturba o cenário eleitoral tirando um voto aqui é outro ali nas estatísticas.

O copo meio cheio e meio vazio de Haddad

Haddad tem o copo meio cheio e meio vazio.

Seu índice de rejeição é de 46%, o de Marta é 42% e o de Russomano é de 22%. Mas, quando se verifica a intenção de votos espontânea, é Haddad quem está na cabeça dos paulistanos com 5% e Russomano em seguida com 4%.

Ocorre que as queixas da população, pelo que foi identificado pelo IBOPE, pouco têm a ver com as responsabilidades do prefeito. As preocupações do paulistano estão com saúde 72% – educação 56% – segurança pública 29% e corrupção 26%.

Ibope2 jun16

Por estranho que em princípio pareça, o desafio de Haddad é isolar sua administração dos péssimos resultados de Alckmin em educação e segurança e da corrupção associada ao PT no governo federal.

Haddad tem seus melhores resultados na área de mobilidade urbana – faixas de ônibus (aprovadas por 92%) e ciclovias (aprovadas por 51%). E com a queda no número de acidentes devido à redução da velocidade (aprovada por 51%). Tem bons resultados também em relação às creches.

.

Ibope3 jun16

E aqui uma maldição de governos petistas – não saber se comunicar. Com esse grau de aprovação de suas medidas, a forma como Haddad vem administrando o município é desaprovada por 73% da população, segundo a pesquisa IBOPE.

O político e o demagogo

Russomanno, participando das eleições, deverá polarizar com Haddad – que me perdoem Marta e Erundina, mas creio que “as suas glórias estão no passado”, não participam do momento atual da capital paulista.

Polarizando Russomanno e Haddad, a cidade assistirá o contraponto entre o moderno e cosmopolita e o provinciano. Entre o social e o moral. Entre o educado e o maneiro. Entre o professor e o justiceiro. Mas, principalmente, entre o político e o demagogo.

Em uma cidade que já elegeu Jânio e Maluf, Erundina e o próprio Haddad nada está definido.

 

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s