Progressão continuada.

Beije minha boca,

mas não como quem

quer me ensinar a beijar.

Eu não sei beijar,

e não tenho mais tempo de saber,

de entender

a técnica, o engenho e precisão.

Beijo por intuição, por pretensão.

Beije-me por caridade, por compaixão,

por amor à profissão.

De amador à amante

de diletante à entusiasta,

por amor à arte,

tua saliva é dádiva, doação,

benção, resgate,

alforria, redenção.

Beijo por beijar,

beijo por prazer, por não ter o que fazer.

Não sei beijar, mas gostaria de aprender.

Seja minha mestra.

Você que sabe as práticas de ensino

Beije-me como eu homem, ainda que eu menino.

Beije-me não como quem me carrega pela mão,

Beije-me como quem me ensina o caminho.

Faça da minha pouca paciência sua técnica de indução,

de motivação,

e da minha sofreguidão,

tua didática,

tua prática de educação.

1 comentário

  1. Belíssima homenagem às professoras em seu dia. Ou à professora, assim me pareceu. Muito bonito.

    Houve um tempo em que fui uma educadora e havia festa neste dia no Colégio onde eu era Supervisora Pedagógica (nome pomposo não? ). Os alunos e pais me cumprimentavam, mas severa que eu era, eram parcimoniosos comigo.

    Só mais tarde, um pouco mais madura, compreendi que o Amor pode muito mais. E fui tentar desenvolver em mim a amorosidade necessária para poder transmitir às pessoas que caminhavam comigo, pois já não tinha mais alunos sob a minha guarda.

    Ainda estou aprendendo; esta é uma prova de fundo, não de fôlego. Maratona, não 100 metros rasos.

    Mas se a “tua” professora já aprendeu, ganhaste na loteria. E se ela concordar em te ensinar, Sergio, por certo este poema terá feito toda a diferença.

    Todos temos saudade da professorinha neste dia. Nostalgia.

    Maravilhoso.

Deixe um comentário

