A Folha em sua caixa.

Tentei manter o relacionamento, cheguei a reclamar. Por fim, passei a assistir nosso afastamento, resignado. Como dizer a uma velha conhecida que ela está andando em má companhia, se ela se sente tão feliz no meio deles?

Meu pai lia o Diário Popular. Uma das minhas primeiras discussões ideológicas com ele foi em torno do jornal que ele lia e o que eu lia – a Folha. Disse-lhe que não confiava em um jornal que não tinha editorial.

Na Folha, li de Claudio Abramo a Alceu Amoroso Lima. Foi lendo Luiz Alberto Bahia que fui apresentado a um tal de “governo invisível” e me ficou claro, desde então, que a ditadura não era apenas militar. Através de suas folhas construí parte da minha postura crítica e de esquerda. Hoje, parece absurdo.

Comecei a ler a Folha de São Paulo lá pelos idos de 76 do século passado. Hoje, realmente nosso relacionamento é coisa do passado. Perguntava-me se mudara eu, se mudara a Folha, se mudáramos nós. Parte da resposta obtive na pesquisa que a Folha fez com seus leitores – eu, não incluído, tão pouco me senti representado.

Publicada em 14out2015. Vejamos:

“Os dados são de uma pesquisa Datafolha com o público do jornal em todo o Brasil.

O Datafolha ouviu 733 leitores do jornal nos dias 18 e 19 de setembro e 2 e 3 deste mês [outubro 2015]. A margem de erro é de quatro pontos para mais ou para menos. Metade dos entrevistados (48%) tem renda familiar mensal superior a dez salários mínimos, 76% têm ensino superior, 83% são do Sudeste.

A renúncia da presidente é defendida por 61%. Na pergunta sobre impeachment, um grupo menor, de 51%, se mostrou favorável ante 66% do eleitorado total no último levantamento nacional do instituto, em agosto.

Para 77% dos leitores, o governo Dilma é ruim ou péssimo. É uma taxa parecida com a do eleitorado em geral, que marcou 71% de reprovação.

Quase 60% não têm partido de preferência, mas 59% votaram em Aécio Neves (PSDB) no segundo turno da eleição presidencial de 2014. Dilma teve 22% dos votos.

Para 70% dos leitores, a cobertura da Folha sobre o governo Dilma tem sido ótima ou boa, enquanto 21% disseram que é regular e 7% cravaram ruim ou péssima.

Politicamente, o maior grupo de leitores (30%) posicionou a Folha como uma publicação de centro-direita. Para 26%, o jornal é de centro. Outros 22% o identificam como de direita. O jornal é visto como de centro-esquerda por 12%. E de esquerda por 5%”.

Esses números, por algum motivo, pareceram-me muito familiares. Lembraram-me outro levantamento feito pela Folha com os manifestantes que protestavam contra a presidente Dilma em 16ago2015. Pediam impeachment, intervenção militar, lamentavam que a presidente não tivesse sido assassinada na prisão. O trivial.

Pois bem, a Folha caracterizou esse povo:

“A maior parte dos manifestantes que foi à Avenida Paulista neste domingo (16) é homem (61%), tem 51 anos ou mais (40%), cursou o ensino superior (76%), se declara branca (75%), não é ligada a nenhum partido (52%) e tem renda familiar mensal entre R$ 7.881 e R$ 15.760 (25,17%).

Moram em São Paulo 80% dos manifestantes, a maioria na zona sul (40%), seguida do centro (22%).

O PSDB é o partido de preferência entre os que foram ao protesto, com 33%. O PV foi citado por 3%, o PMDB por 2%. PT, PSOL e PSB aparecem com apenas 1%.

No segundo turno das eleições de 2014, a maioria dos manifestantes (77%) votou em Aécio Neves (PSDB). Cerca de 10% não votaram nas eleições, 6% anularam o voto e 5% escolheram Dilma Rousseff (PT).

Com reprovação de 71% – a maior desde o início da série histórica do Datafolha, em 1992, sob o governo Fernando Collor–, Dilma é ainda mais rejeitada pelos que compareceram ao ato paulistano. Ao todo, 95% acham que o governo da petista é ruim ou péssimo, 4% o consideram regular e 1%, bom ou ótimo”.

O povo é o mesmo. Os protesteiros da Paulista de agosto são os leitores outubrais da Folha.

A Folha se tornou um jornal de gueto.

 

PS: para uma realidade nominal e monocromática:

Pesquisa da Folha com seus leitores out15

Protestos anti-Dilma ago15

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s