O direito de resposta: da boca no trombone ao cantinho do pensamento.

É tão raro o direito de resposta na nossa grande imprensa que quando deparamos com a sua prática quem iria pensar no que diz a Constituição?

TROMBONE

Na véspera do Natal de 2014, uma confecção, a “Aérostore”, entre outras do Bom Retiro – bairro da cidade de São Paulo, levou um torpedo na casa de máquinas. O jornal Folha de São Paulo denunciava em manchete na 1ª página do caderno Ilustrada sob o sugestivo título de”Ctrl + C / Ctrl + V”: as roupas que ela comercializava não passavam de cópias de uma famosa grife internacional.

 

“Copiar nomes de marcas famosas e colar logotipos semelhantes nas fachadas é a moda do Bom Retiro, região de lojas de roupas em São Paulo

Na versão fashion “bom-retirense”, Aéropostale vira Aérostore, e as camisetas seguem o padrão Control + C, Control + V (atalhos para copiar e colar no computador)”.

 

Ocorre que a história não era bem assim.

Na edição de domingo, 18/01/2015 – três semanas depois, o jornal publica o direito de resposta da confecção e uma nota “erramos” – a confecção comercializava produtos originais da grife internacional.

 

Parabéns à Folha de São Paulo – fez o que se espera de uma publicação séria, reconheceu e reparou o erro.

Sim e não.

A denúncia foi em manchete de primeira página, a resposta escondida como mais uma das cartas dirigidas ao ”Painel do Leitor”.

 

cantinho

Não creio que era bem isso que pensava o legislador ao definir no inciso V do artigo 5º da Constituição Federal de 1988 a forma como deve ser exercido o direito de resposta: “é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem”.

Que proporcionalidade há entre um trombone e o cantinho do pensamento?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s